24/08/11

Dia 6 - O Passeio no Rio

19 de Agosto, 2011
Selous Game Reserve, Tanzânia

Jambo!

A manhã de hoje foi muito relaxada. Como não havia nada planeado houve tempo para fazer a lavandaria, terminar de ler o "Encontros Marcados", alguma piscina e convívio com o resto dos participantes do Rally. O tempo tem estado bastante agradável pois está ligeiramente nublado o que ajuda a manter um ar respirável e fresco. Fomos almoçar e depois como combinado, encontramo-nos todos no parque de estacionamento com o Cristopher e os outros guias para um passeio de barco no Rufiji.

Tivemos de nos separar em dois barcos e lá fomos, primeiro rio acima até uma zona com rápidos e onde era impossível continuar. O rio apresenta uma paisagem incrível, começando com uma zona muito larga com alguns bancos de areia e por fim vai estreitando até se enfiar num vale escarpado com dezenas de metros de altura. Os animais que víamos eram na sua maioria hipopótamos e crocodilos. Os primeiros sempre enfiados dentro de água, com a cabeça de fora, e os crocodilos mantinham-se nas praias ou bancos de areia a apanhar banhos de sol. Estava com esperanças de ver pelo menos um com cerca de 4 metros mas o maior que vi não devia ter muito mais que 2 metros. Fiquei também triste por não ter visto nenhum leopardo que por vezes, se deslocam até perto do rio para se aquecerem ao sol.

Depois de darmos a volta, fomos rio abaixo, entrando na sua parte mais larga e fomos dar de caras com um festim: um grupo de crocodilos deliciava-se com os restos de um hipopótamo morto (o que é raro acontecer porque os crocodilos deste rio não caçam hipopótamos, alimentando-se sobretudo de peixes). Ao contrário dos leões de ontem, que pareciam muito organizados, estando a comer um de cada vez, aqui eram 3 ou 4 crocodilos perto da carcaça e mais uns 7 ou 8 à espera da sua vez.

Após uns minutos a assistir a este espetáculo, fomos levados para uma praia deserta, sem crocodilos e com alguns hipopótamos na água, onde estavam umas cadeiras para nos sentarmos e foi servido um pequeno lanche enquanto assistíamos ao pôr-do-sol. Foi um momento de convívio muito bom, com um cirurgião italiano a contar piadas e toda a gente bem disposta. Logo o sol se pôs toca a voltar para os barcos que aqui escurece muito muito rápido. De volta ao hotel fomos descansar porque amanhã o dia será muito puxado: acordar as cinco da manhã, ir apanhar um aparelho que já foi um avião, preparar os carros e fazer cerca de 600km. Vai ser dose! O que vale é que hoje deu mesmo para relaxar.

Até amanhã

1 comentário: