16/08/11

Dia 1 - Jambo Kilimanjaro


14 de Agosto, 2011
Dar es Salaam

O fim de tarde de ontem foi dedicado ao descanso e relaxamento, após quase dois dias enfiado num avião... Mas acabou cedo, porque às 5h e 30m, uma hora antes de ser servido o pequeno almoço do hotel, estava um transfer à espera para nos levar (a mim, ao meu Pai e a dois amigos dele) novamente ao aeroporto, onde comemos uma fatia de bolo manhoso e um sumo de pacote! Desta vez a viagem de avião foi mais curta, cerca de 1h e 20m depois estávamos no Kilimanjaro International Airport, para irmos precisamente fotografar o Kilimanjaro!

À nossa espera estava um motorista e também Amani, o nosso prestável guia que nos ia levar a passear pelo parque nacional do Kilimanjaro! No caminho do aeroporto até ao Parque a minha perpesctiva sobre África mudou.. Cada establecimento comercial, seja uma mercearia ou um talho, tem o seu nome patrocinado pela coca cola ou pela pepsi (por vezes ate das duas marcas). Se agora tentarem imaginar que cada espaço de uma casa, um anexo ou uma barraca de madeira pode ser um bar, loja, talho, mercearia, etc., tentem imaginar a quantidade de placares vermelhos e azuis que se vê no meio da savana!!

Chegados ao Parque, Amani fez o check in (Amani conhecia bem o Portugal do Ronaldo, Figo, Mourinho, Nani, Villas-Boas, mas tenho de confessar que me surpreendeu quando falou de Vasco da Gama que esteve por estas bandas no século XVI!), compramos uma garrafa de água para cada um e preparamo-nos para a subida (na realidade ninguém se preparou porque todos pensamos tratar-se de um pequeno passeio pela montanha)! Três horas, a 2700 metros de altitude e uma caminhada desumana de cerca de 9km por um trilho no meio da selva africana, foi possível ver o Kilimanjaro... Ou pelos menos o local onde ele estaria caso não estivesse nevoeiro! Sabem o nevoeiro que se faz sentir à beira mar durante as primeiras horas do dia e que não se vê um palmo à frente do nariz? Algo do género estava entre mim e a maior montanha africana, uma das maiores do mundo... Nem vos passa pela cabeça a quantidade de calão que inventei durante as duas horas que demoramos a descer até à entrada do Parque. E ainda por cima tivemos de abdicar de um almoço, que estava incluído no pacote da viagem, para termos tempo de ir lá acima tirar fotografias a nevoeiro!!! Até nas cervejas da Tanzânia, as Kilimanjaro se vê melhor do que aquilo que eu vi... mas a ironia do destino é que o único quadro do quarto do hotel é precisamente o Kili!

Descida feita, viagem para o aeroporto, 1h e 10 m de avião, 40 minutos no caminho de volta para o Hotel e fomos jantar pizza no hotel (finalmente uma refeição decente!). Foi aí que aprendi a minha primeira lição africana, spicy quer mesmo dizer picante, e quando uma pizza diz que é spicy, é mesmo muito picante! Imagino um cozinheiro a trocar de propósito a polpa de tomate por tabasco e a querer lixar a noite a um tipo... Pois a mim lixou-me!

Até amanhã!


P.s. - Com Amani aprendi um pouco de Swahili, a língua local da Tanzânia. Jambo, como esta no título, é o equivalente ao nosso olá!

(devido a problemas técnicos não estou a conseguir colocar as fotografias, amanhã vou mudar de hotel e espero conseguir ir actualizando os posts com as respectivas fotografias!

3 comentários:

  1. Inês Matos Fernandes17/08/11, 00:49

    Querido maninho,
    estou a gostar muito dos teus relatórios, especialmente conhecendo os teus companheiros de viagem dá direito a umas gargalhas extra...
    Escreves muito bem, mas cuidado com a repetição de palavras na mesma frase "volta para o Hotel e fomos jantar pizza no hotel" ;)
    Beijinhos cheios de saudades
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Zé Mário17/08/11, 20:57

    Que sacana de piçudo que me saíste. Que bruta viagem! Muito fixe, tou aqui a roer-me.
    Pena pelo Kili. :( O que vale é que não te vens ja embora e vais com certeza ver mta coisa brutal entretanto.
    Abraço

    PS- Se fosses um boardgamer de respeito já sabias o que Jambo quer dizer. :P

    ResponderEliminar
  3. Jota!!!

    Pensei que ia ter direito a uma menção honrosa por vos ter levado ao aeroporto, que marcou o inicio da vossa aventura! Mas ok...eu percebo! :) heheh!
    divirtam-se muito!!!

    beijitos
    prima

    P.S. Diz ao teu pai que aqui está tudo tranquilo, tudo controlado! :)

    ResponderEliminar