21/08/11

Dia 4 - O Início

17 de Agosto, 2011
Dar es Salaam, Tanzânia

E tudo começou...

Não sem um ligeiro atraso da equipa portuguesa que quase perdeu o pequeno almoço e mais uma vez sentiu a pontualidade britânica! Abdicamos sim de assistir às danças tribais da Tanzânia que animavam a partida. O primeiro dia prometia, tínhamos 3 horas para percorrer cerca de 200km, até Morogoro, em que 10km eram na selva urbana de Dar es Salaam e os restantes numa floresta mais temperada que é o trânsito na Tanzânia em geral.

Lembram-se do que disse ontem sobre os meus profundos conhecimentos sobre navegação? Entretanto devo ter recebido uma revelação qualquer e de repente, da noite para o dia, o Road Book (livrinho que tem as instruções para se ir de Dar es Salaam para a Cidade do Cabo) passou de chinês a inglês e de complicado a como montar um Lego. Lembram-se ainda da falta de flexibilidade do piloto? Revelou-a no seu melhor quando falhei uma viragem à direita por causa do terratrip... Não fui eu que errei, foi o terratrip e aí concluí que o aparelho perde cerca de 1,5km a cada 100km. Lá acabamos por chegar ao ponto de encontro, dentro de uma fábrica de tabaco, onde os carros vão ficar nos próximos 3 dias, e nós vamos para um lodge no Parque Nacional de Selous (se a cada 200km vamos para um lodge e ter 2 dias e meio de descanso, isto promete!!).

Nem tempo tivemos para desligar o carro e já estávamos dentro um Dala Dala, que nos transportou a algo que se aproxima de um aeródromo (apenas porque continha algo que se assemelhava a aviões). Seguiu-se um vôo de 1h, com uma vista aérea impressionante sobre a savana africana. Ao aterrar fomos recebidos com sumos de fruta e um almoço incrível (isto promete cada vez mais!).

Depois do repasto fomos apresentados ao Christopher, o nosso guia durante os próximos 3 dias, e ao volante do seu Toyota Land Cruiser (ainda não partilhei convosco, mas a Tanzânia é o país Toyota, segundo as minhas contas, em cada 100 carros 95 são Toyotas) fomos dar um pequeno passeio pelo parque e ver todos aqueles animais que povoam os nossos jardins zoológicos. Conseguimos encontrar elefantes, girafas, zebras, javalis (que como o famoso Pumba, passeavam com a cauda no ar), impalas, hipopótamos e por fim, mesmo ao fim do dia, encontramos um leão, já velhote mas satisfeitíssimo, deitado a aproveitar os últimos raios de sol.

Recolhemos ao lodge, combinamos as horas para o dia seguinte, umas razoáveis 7h e 30m (quando o John e a Gennie, um casal de americanos que estavam no mesmo carro queriam acordar as 6h!!). Amanhã é dia de grande Safari (cerca de 8 horas), com direito a piquenique pelo caminho.

Até amanhã

2 comentários:

  1. Tento criar imagens mentais...mas estou desejosa de ver fotografias disso tudo!:)

    ResponderEliminar
  2. O John e a Gennie é que estão certos, ò preguiçoso..

    ResponderEliminar