26/08/11

Dia 7 - O Verdadeiro Inicio

20 de Agosto, 2011
Mbeya, Tanzânia

Depois de 2 dias de descanso maravilhosos chegou a vez de voltar à realidade e recomeçar novamente o rally. Iria ser um dia duro, mais de 600km em direcção a Mbeya, creio que a última grande cidade antes da fronteira com o Malawi.

Acordamos muito cedo, por volta das 5 da manhã e mal tivemos tempo para tomar o pequeno almoço, visto que às 6 estavam à nossa espera no parque de estacionamento para nos levar ao aeroporto. Ao chegarmos aos carros fez-se uma ligeira revisão e num instante já estávamos na estrada a fazer km. A viagem foi muito tranquila, apenas tivemos uma multa de 50.000 xelins da Tanzânia (que foi possível negociar para metade caso não quiséssemos o recibo - isto é África)! Sem contar com a alta probabilidade de o aparelho que ele tinha na mão, semelhante a um secador mas sem a saída de ar, não funcionar. Agora tentem imaginar um tipo vestido de policia a saltar do nada para o meio da rua a apontar-nos um secador! Alguém o levaria a sério?

Enfim... Nesta viagem pude ainda alargar um pouco a imagem que tinha da Tanzânia, pensei que isto era um fim do mundo, sobretudo no interior, mas a realidade não é essa. Ao contrário da região do Kilimanjaro com as suas cidades coca-cola/pepsi, aqui, ,no Sul da Tanzânia, as vilas foram rendidas aos telemóveis (temos então as cidades vodacom, airtel e mtn). Toda a gente tem um e na rua vêem-se pessoas tipo a ouvir música com o telemóvel, tirar fotografias com o telemóvel, a fazer chamadas enquanto conduzem. Não fosse estar noutro hemisfério e diria que estava na Europa.

Por fim, quanto mais nos deslocamos para o interior vemos menos Dalas Dalas e mais motas, daquelas baratas chinesas todas com cores psicadélicas tipo roxo ou verde, surgem no horizonte. Estas só circulam pelas bermas, raramente atrevendo-se a meter as rodas no meio da estrada. Será que os tanzanianos pensam que aquela linha contínua da berma divide a estrada em dois corredores?

Mzuzu, o nosso destino, é uma das tais vilas rendidas aos telemóveis. Algures lá no meio tem um resort onde era suposto ficarmos a dormir e que não é certamente o hotel onde estamos, pois se isto é um resort, não quero imaginar uma pensão. Só quero deixar esta imagem: a casa de banho tem um chuveiro, mas este não possui base, ao invés disso o chão da casa de banho é inclinado e tem um ralo no meio. O jantar foi bastante mais agradável, consistiu num BBQ ao ar livre, com direito a danças tradicionais da região. Nada como uma boa refeição para fazer esquecer uma possível péssima noite de sono.

Até amanhã

2 comentários:

  1. Isso tá a ser do melhor. olha lá, que se passa para não conseguires fazer upload das fotos? o blogger recusa-se a que faças o upload?

    ResponderEliminar
  2. que fantástico!! estou a adorar, és o meu livrinho de cabeceira.

    ResponderEliminar